Horizonte é o primeiro campeão da Copa Unimed Fortaleza

Mesmo com um jogador a menos, Horizonte garantiu o título e a vaga na Copa do Brasil. Mas foi por pouco.


"Ah, eu acredito". Esse era o grito escutado nas arquibancadas do Romeirão antes do início da partida. Em campo, o Icasa tentava reverter a vantagem que o Horizonte construiu no primeiro jogo, quando o Galo do Tabuleiro venceu por 2x0. Despedida de vários jogadores e do treinador, último jogo do ano no Romeirão, estádio lotado: tudo parecia favorecer o Verdão. Mas não foi o suficiente, e o Horizonte Futebol Clube conquistou o título da I Taça Fares Lopes/Copa Unimed Fortaleza.

O jogo começou como era esperado: uma forte pressão da equipe icasiana e uma retranca muito bem montada pelo Horizonte. Contudo, logo aos 4 minutos o zagueiro Thiago, de cabeça, abriu o placar, o que dava uma outra dinâmica ao jogo. A equipe visitante não oferecia nenhuma resistência, e quase ampliou com investidas de Carlinhos e Assisinhos, em jogadas criadas sempre pelo meia Junior Xuxa. Apenas aos 19 minutos que o goleiro Marcelo Pitol realizou uma defesa, e não foi das mais difíceis. O goleiro Fábio Lima continuou tendo muito trabalho, mas o Horizonte pareceu ter descoberto o caminho do gol. E ele veio aos 29 minutos, depois de uma excelente defesa de Pitol, quando a bola sobrou para Zezé, sozinho dentro da área, empatar.

A partir daí, quem começou a pressionar foi o Galo, o que motivou o treinador Flávio Araújo a realizar uma substituição com 39 minutos de jogo, colocando Leozinho no lugar de Sérgio. E quando tudo indicava que o primeiro tempo terminaria empatado, aos 47 minutos, o zagueiro Luiz Gustavo, também de cabeça, colocou o Icasa novamente na frente do placar. Na volta do intervalo, o Horizonte não se deixou abater e o jogo recomeçou bastante equilibrado, com boas chances dos dois lados. Contudo, o Icasa logo passou a controlar a partida, principalmente depois que o treinador Hélio Pinheiro tirou João Neto e colocou Panda, aos 13 minutos. As coisas pareciam ficar mais facéis ainda para o Icasa quando, aos 19, o volante Reginaldo foi expulso. A partir daí, foi pressão total do Icasa, pois precisaria marcar mais dois gols. Somente aos 41 minutos que Panda, num belo chute de fora da área, ampliou para o Icasa. Os minutos finais foram de pura adrenalina, onde ambos os times tiveram chances para garantir o título. Aos 49 minutos, o árbitro Luzimar Siqueira apitou o final da partida, e os jogadores do Horizonte puderam, finalmente, comemorar o título. Horizonte, campeão da Copa Unimed Fortaleza 2010.



FICHA TÉCNICA

Icasa  3x1  Horizonte

Gols
Icasa: Thiago (4/1T), Luiz Gustavo (47/1T) e Panda (41/2T)
Horizonte: Zezé (29/1T)

Escalação do Icasa
Marcelo Pitol; Luis Gustavo, Marcelo Mineiro, Thiago e Carlinhos; João Neto, Sérgio, Guto e  Júnior Xuxa; Marciano e Assisinho. Técnico: Hélio Pinheiro.

Escalação do Horizonte
Fábio Lima; Robert, Douglas, Zezé e Gleydson; Valter, Reginaldo, Jack Chan e Lúcio Maranhão; Isac e André Cassado. Técnico: Filinto Holanda.

Árbitro
Luzimar Siqueira

Local
Estádio Mauro Sampaio (Romeirão), em Juazeiro do Norte (CE)